Ponto de Equilíbrio
Muitas vezes começa-se um negócio sem ao menos saber quando este irá pagar todo o investimento, e muito menos sem saber quando terá lucro.
Sabemos que devido a falta de planejamento e organização do futuro empresário, o seu projeto acaba caindo muito cedo. E para que isso não aconteça, uma das etapas é criar uma previsão de quando os números estarão batendo, ou seja, todos os gastos sendo pagos pelas receitas.
Para descobrir quando estes números irão bater é que existe o ponto de equilíbrio contábil e o ponto de equilíbrio econômico. E o que significa cada uma destas técnicas?
Ponto de equilíbrio contábil: Quando a receita é igual aos gastos, ou seja, igual a zero.
Ponto de equilíbrio econômico: Quando a receita é igual aos gastos levando em conta o custo de capital próprio, ou seja, qual a margem de lucro o empresário deseja ter.
Aparentemente parece ser simples, porém, trabalhoso, deve-se ter bem definido todas as despesas e custos, fixos e variáveis, pois um erro é o suficiente para fazer todo o seu planejamento cair por terra.
Então vamos explicar como funciona o calculo de cada uma destas técnicas.
OBS: Primeiro de tudo, tenha na ponta do lápis quanto você tem de gastos totais, ou seja, quanto você tem de custos e despesas fixas e quanto de despesa e custo variável por unidade.
Agora, vamos as contas..
Ponto de equilíbrio contábil:
Você deve pegar os seus custos e despesas fixas totais e dividir pela margem de contribuição unitária.
Para quem não sabe, a margem de contribuição é quanto aquela mercadoria ou serviço contribui para pagar as suas despesas e custos fixos. E como se encontra a margem de contribuição? É o seu preço unitário menos o gasto variável unitário.
Após fazer esta conta você terá a quantidade de mercadoria necessária para ter o ponto de equilíbrio. Tendo a quantidade total, você multiplica a quantidade total pelo preço unitário, e assim terá a receita total necessária para cobrir os gastos totais.
Ponto de equilíbrio econômico:
Agora vamos levar em conta quanto o empresário quer ter de lucro após um determinado período. Então, a receita total deve ser igual aos gastos totais mais o lucro mínimo.
Para encontrar a quantidade total, deve-se pegar os custos e despesas fixas totais somar ao lucro mínimo desejado e dividir pela margem de contribuição (que já explicamos acima).
Após este processo, você terá a quantidade total a ser vendida, agora basta multiplicar o seu preço unitário por esta quantidade e saber a sua receita total.
Podemos concluir que o processo não é tão complicado, mas exige um nível de detalhamento que pode confundir e deixar o empresário perdido. E assim jogar todo o seu trabalho por água abaixo.
Então, para que isso não aconteça e você não tenha tempo e dinheiro desperdiçados, consulte o contador, nós podemos fazer toda a diferença em seu negócio.
Fica a Dica 😉