Plano de Produção

O plano de produção é um relatório feito logo após a projeção do orçamento de vendas. Geralmente esta etapa não faz parte do processo de toda empresa, pois é a realidade de uma linha de produção, ou seja, voltado para fabricação.
Sabendo disso, vamos mencionar alguns processos que devem ser seguidos por empresas que utilizam deste tipo de situação.
Primeiramente, o responsável ou a equipe responsável pela elaboração deste plano, deve ter em mente qual a necessidade de cada departamento da empresa. Como o setor comercial, de compras, finanças e Rh. Por exemplo:
Comercial: O responsável pelo plano de produção deve saber que para este setor, o estoque deve estar sempre alto e com diversidade, podendo assim atender a toda e qualquer demanda a qualquer momento.
Compras: Já este setor prefere comprar um maior nível de matéria-prima, para assim minimizar os gastos da aquisição. Como gastos com o frete, em que quanto maior a quantidade de matéria, menor será o preço, e consequentemente também se ganha um prazo para pagamento maior.
Finanças: Já para quem é das finanças, os estoques com matéria-prima e produtos, devem ser mantidos baixos, pois assim reduz os gastos com estocagem e deixa o ciclo de caixa mais saudável.
RH: Para o RH, o melhor cenário seria evitar a oscilação de funcionários, devido a ondulação da quantidade na fabricação.
Fazendo este levantamento, o responsável pelo plano de produção consegue montar uma estratégia em que possa se adequar a realidade de cada setor. Lembrando que nem sempre será possível atender o desejo de todos.
O próximo passo é saber qual o tipo de plano de produção, levando em consideração as vendas planejadas. Dentre os vários existentes, vamos analisar dois, o constante e o nível de vendas.
Constante: Quando se produz constantemente durante o período definido, e assim, cria-se a necessidade de estoque.
Vantagem: Baixa rotatividade de pessoal. Com isso ganha-se na produção, pois reduz o tempo com recrutamento e treinamento
Desvantagem: Riscos do produto ficar obsoleto na forma física ou técnica e gastos maiores para estocagem.
Nível de vendas: Os estoques estão sempre em um nível mais baixo, e a produção só ocorre no decorrer das vendas.
Vantagens: Menor risco de obsolescência e menores gastos com estoque
Desvantagens: Quantidade maior na mudança de colaboradores, e maiores os gastos com recrutamento e treinamento.
Vale ressaltar que não existe um modelo definitivo, vai de acordo com a necessidade de cada empresa, e de acordo com a politica da mesma. Como um exemplo simples, uma empresa que trabalha com produtos sob encomenda e outra que produz para atender um mercado varejista, como supermercados. A que faz produtos sob encomenda teoricamente deveria utilizar o modelo de nível de vendas, já a empresa que atende o varejo poderá fazer uso dos dois modelos. Analise bem a sua empresa, para que possa sempre fazer escolhas assertivas. E se caso precisar, estamos aqui para ajudar.