Gestão do Capital de Giro
Neste artigo vamos falar um pouco sobre a importância da gestão do capital de giro e do acompanhamento de prazos.
Quando estamos falando sobre a gestão do capital de giro, estamos falando sobre um processo de tomada de decisão continuo, ou seja, é necessário fazer o acompanhamento dos ativos e passivos circulantes em um curto período. Desta forma é possível manter a liquidez do negócio.
OBS: Liquidez seria a capacidade de manter suas condições de pagamento.
Alguns fatores que podem atrapalhar esta gestão são:
- Falta de controle das despesas
- Queda nas vendas
- Excesso de investimentos em ativos não circulantes
Ativos não circulantes: São investimentos que terão dispêndio inicial e que podem demorar para gerar retorno.
E para possibilitar um melhor acompanhamento da liquidez deste caixa, é preciso conhecer o giro, ou seja, os prazos em dias que compõem o ciclo operacional e financeiro. E esta composição é feita por:
- Giro de estoque: Tempo que a mercadoria fica no estoque até a venda
- Giro de contas a receber: Tempo que é esperado para o recebimento de vendas
- Giro de contas a pagar: Prazo para pagamento
Ressaltamos que esta composição não é igual para todo tipo de negócio, empresas que prestam serviço por exemplo, nem sempre terão estoque de mercadoria, mas podem ter estoque de materiais necessários para sua atividade.
Tendo estes números em mãos é possível montar o seu ciclo operacional e o seu ciclo financeiro.
Sendo que, primeiramente devemos montar o ciclo operacional. Este é composto pelo período que adquire a matéria prima ou insumos para o serviço prestado, passa pela mão de obra e vai até o ponto do recebimento da venda. Ficando uma estrutura neste formato.
Após este passo, devemos enxergar o ciclo financeiro, que é o momento no qual a empresa tem seus recursos comprometidos com o pagamento dos insumos e recebimento das vendas. Ficando uma estrutura assim:
Após analisar esta estrutura, deve-se fazer a seguinte analise:
PMPE + PMRV = Ciclo operacional (Aqui você sabe em quantos dias toda a sua operação gira).
Ciclo operacional – Prazo médio de pagamento = Ciclo financeiro (E aqui será possível saber qual a diferença entre o seu recebimento e pagamento)
Então observa-se o seguinte, se o seu Ciclo financeiro for positivo, temos uma situação desfavorável, pois será preciso pagar as contas antes do recebimento das vendas.
Caso o Ciclo financeiro for negativo, significa que a empresa recebe suas vendas antes da data de pagamento aos fornecedores.
Caso o resulta seja desfavorável, a empresa poderá adotar medidas para equilibrar estes números, seja ela, negociar prazos com fornecedores ou por exemplo, remodelar a política de pagamento para clientes.
Vale ressaltar que este acompanhamento deve ser feito em prazos determinados, e que sejam em períodos não muito longos. Pois desta forma será possível manter o controle das contas e criar estratégias para determinadas situações.
Para que você não erre nos cálculos e nem faça um planejamento equivocado, consulte o contador. Nós podemos te acompanhar nesta jornada ao sucesso.
Fica a Dica 😉..