Então o negócio é ter Lucro ! Mas e o EBITDA?
O EBITDA é uma ferramenta que serve para avaliar o potencial de geração de caixa de uma empresa através da sua operação, sua sigla significa (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization), trazendo para o português o EBITIDA pode ser chamado de LAJIDA, que seria o (Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).
Para calcular este indicador, deve-se ter como base a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício), que é uma outra demonstração na qual serve para avaliar o desempenho econômico da empresa.
Quando se calcula o EBITDA, deve-se observar a DRE e ir retirando tudo que não tenha haver com a operação, e somando novamente ao lucro apresentado. Desta forma, como já foi dito, retira-se: Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. E assim avalia-se o potencial da operação.
Veja na imagem a baixo um exemplo de comparação da DRE e um cálculo de EBITIDA.
Observe que na DRE todos os fatores não operacionais são considerados para se chegar ao lucro, ou seja, os Juros, Impostos e a depreciação. Já no EBITIDA, estes fatores não são considerados pois aqui o intuito é encontrar o potencial de geração de caixa.
Após analisar estes dois indicadores, podemos chegar a seguinte conclusão. O lucro mesmo sendo importante para uma empresa, não necessariamente é o de maior significado, pois este não necessariamente significa dinheiro em caixa, mas o EBITDA mostra a qualidade da operação da empresa, e a capacidade que ela tem de gerar caixa futuro, além de sua condição para honrar com suas obrigações.
Fica a Dica. 😉