logo

Diferença entre gastos, despesas e custos

publicado em:17/12/19 6:20 PM por: atwazevedo Gestão Financeira

No mundo dos negócios muitas vezes se utiliza termos para situações que nem sempre está empregado corretamente. É o caso das palavras gastos, despesas e custos, muitas vezes as pessoas utilizam pensando ser a mesma coisa, porém não é bem assim, e este pequeno equivoco pode acabar gerando confusões de interpretação, como exemplo, em um relatório de desempenho ou em um plano orçamentário, cada um destes termos tem aplicações diferentes.

Então, vamos explicar a diferença de cada uma destas palavras.

Primeiramente vamos ao termo gastos.

Gasto: Entenda que esta palavra é todo dispêndio que a empresa possui para manter todas as suas atividades, de forma geral. E está subdivida em: despesas e custos.

Custos: Os custos são os dispêndios necessários para a operação de uma empresa, ou seja, é tudo que está voltado para a operação. Estes também podem ser subdivididos em direto e indireto. Gerando os custos diretos e custos indiretos.

  • Custos Diretos: É qualquer material que esteja vinculado a atividade da empresa, como exemplo, a matéria prima, utilizada diretamente no processo de produção de uma fábrica. Temos também a mão de obra utilizada para manusear e criar o determinado produto.
  • Custos Indiretos: São custos que não estão vinculados diretamente a produção, mas são de total importância para seu funcionamento, como exemplo, manutenção de maquinário, aluguel do galpão e a energia elétrica de uma fábrica.

Despesas:  Agora, falando deste outro termo, as despesas estão ligadas ao funcionamento da empresa, porém não para produção.  E também possuem subdivisões, neste caso, são as despesas variáveis e despesas fixas.

  • Despesas Variáveis: Supondo que uma fábrica venha a possuir vendedores, como se trata de uma fábrica, vender não faz parte do operacional, então trata-se de uma despesa. E neste caso a comissão dada a estes vendedores trata-se de uma despesa variável, depende da quantidade de vendas.
  • Despesas Fixas: Já as despesas fixas, são aquelas que não variam e que geralmente é voltado para parte administrativa de uma empresa, como o salário de funcionários do administrativo e o material de escritório.  

Tendo aprendido a separar estes termos, o empresário poderá saber se os seus investimentos estão dando os retornos esperados.

Viu como é simples? Esperamos ter ajudado a clarear o entendimento sobre estas palavras.

Fica a dica 😉.



A última modificação foi feita em:fevereiro 6th, 2020 as 8:14 pm


Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário